Blog totalmente gospel de Presidente Médici-MA

quinta-feira, 5 de maio de 2016

IFMA certifica 980 #técnicos em #Agropecuária em 18 cidades do Maranhão. Em Presidente Médici foram 52 técnicos certificados

Técnicos: Anselmo Lima e Fábio Ataújo
Pres. Médici-MA
  • por Marcos Soares
  • publicado 03/05/2016 17h0
  • O Instituto Federal do Maranhão Campus São Luís – Maracanã levou capacitação a 980 pessoas de diversas cidades do Maranhão com a certificação dos alunos das turmas de 2013 dos cursos a distância ofertados pelo campus através do Programa E-Tec Brasil. Os alunos são constituídos em sua maioria por moradores das próprias cidades onde os polos foram instalados, e cujas famílias sobrevivem com agricultura de subsistência. O IFMA formou novos técnicos nas cidades de Barra do Corda, Brejo, Buriti Bravo, Caxias, Colinas, Cururupu, Imperatriz, Lago da Pedra, Nina Rodrigues, Palmeirândia, Paraibano, Pinheiro, Porto Franco, PRESIDENTE MÉDICI, Santa Luzia do Paruá, São Benedito do Rio Preto, São Luís Gonzaga e Tutóia. Clique (AQUI) e confira como foi a certificação dos técnicos em Presidente Médici.
  • A última cidade onde as certificações foram realizadas foi Palmeirância, onde 40 alunos
    receberam seus certificados de técnicos de nível médio subsequente e PROEJA em Agropecuária no dia 30 de abril e, agora, já podem aplicar seus conhecimentos em favor do desenvolvimento local e da melhoria da qualidade de vida de suas famílias. A solenidade de formatura foi realizada no ginásio esportivo da cidade, com a participação dos alunos, professores do IFMA, tutores e familiares e amigos. Na mesa de abertura do evento estiveram presentes a diretora geral do IFMA Campus Maracanã, Lucimeire Amorim Castro, a representante do polo Palmeirândia da Rede E-Tec Brasil, Almerinda Pereira Figueiredo, o coordenador do curso superior de Licenciatura em Educação no Campo do campus Maracanã, Elias de Oliveira, a secretária de educação do município e paraninfa da turma, Bianka Pinheiro e o presidente do sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras rurais de Palmeirândia e patrono da turma, José Ribamar Mendes.
    Para a formanda e oradora da turma, Bertolina Martins Soares, a solenidade da qual ela participa foi a realização de um sonho. “Meu sonho era vestir essa beca, estar aqui e poder concluir o curso, como está acontecendo, ainda mais no dia 30 de abril, dia nacional das mulheres. Agora pretendo desenvolver as atividades que aprendi na minha própria terra”, destacou ela. No discurso oficial, Bertolina e seus colegas fez questão de destacar e reverencia a importância dos tutores na conclusão do curso. Durante a fala, ela tirou o seu chapéu em homenagem aos tutores, com o gesto sendo repetido por todos os seus colegas formandos.
    A diretora do Campus Maracanã Lucimeire Castro destacou o gesto feito pelos alunos em forma de agradecimento à dedicação dos tutores. “Essa é a última cidade onde estamos formando técnicos em agropecuária das turmas de 2013, mas é a primeira em que os alunos realizam um gesto tão bonito, de tirar o chapéu para os tutores; nós também tiramos o chapéu para vocês. Formamos todo tipo de gente, pessoas que há muito tempo estavam fora da escola, indígenas, quilombolas, gaúchos, ciganos. E é bom saber que aqui em Palmeirândia, boa parte dos formandos é de produtores rurais, pois agora eles vão poder sair da dependência política e utilizar as técnicas aprendidas em benefício próprio e da comunidade. Cabe agora ao governo criar as políticas públicas necessárias para essa atuação prática”, enfatizou Lucimeire.
    Mais formação em outras 17 cidades do Maranhão
    Nos outros 17 polos onde estiveram presentes turmas de cursos técnicos em agropecuária foram formados 940 profissionais, totalizando 980 com os 40 de Palmeirândia. As solenidades de formatura tiveram início no mês de fevereiro deste ano, sendo encerradas no dia 30 de abril.  Para a aluna e quilombola Zuleide Cunha, do polo de Brejo, “a gente se sente muito honrado em levar o nome do IFMA e vestir a camisa dessa instituição durante 3 anos. Fico muito feliz em ver a satisfação do meu pai e da mãe em ver uma filha formada em um curso técnico. Tive algumas dificuldades porque moro a 18 km da cidade, mas mesmo assim, nunca pensei em desistir desistir do curso, e agora consegui concluí-lo”, comemora ela.
    Paulo Alves, estudante do polo de Porto Franco, tem 41 anos de idade e agora conseguiu terminar o ensino médio. “Escolhi o curso porque minha vida toda foi na área de agricultura. Meus pais eram agricultores. Hoje tenho uma propriedade e futuramente quero montar o meu galpão. Tivemos uma reunião com o pessoal do SEBRAE, no intuito de montar uma cooperativa que vai facilitar o nosso trabalho junto à comunidade. Ganhamos a teoria durante esses anos de curso, e vamos colocá-la em prática agora. Através do curso eu consegui finalmente concluir o ensino médio, que eu estava sem concluir há muitos anos, pois tive que trabalhar e abandonei a escola diversas vezes, explica ele.
  • Fonte: Portal IFMA

Nenhum comentário:

Seja você também seguidor do blog mais acessado de Presidente Médici-MA.