Flávio Dino Lança Projeto de Educação em Tempo Integral no Maranhão e Inaugura a Primeira Unidade do IEMA.

Criado nos moldes dos Institutos Federais de Educação (Ifmas), o Iema conjuga, além da educação em tempo integral, o modelo de educação profissionalizante; além da formação no Ensino Médio, o aluno tem a oportunidade de aprender uma profissão já na conclusão do Ensino Básico; até 2018, o governador do Maranhão, Flávio Dino, promete inaugurar 23 unidades, espalhadas por todo o Estado.
Criado nos moldes dos Institutos Federais de Educação (Ifmas), o Iema conjuga, além da educação em tempo integral, o modelo de educação profissionalizante. Além da formação no Ensino Médio, o aluno tem a oportunidade de aprender uma profissão já na conclusão do Ensino Básico.
A primeira delas foi lançada nesta segunda-feira (07), no prédio do antigo Colégio Marista na capital maranhense. Com direito a aula magna do Ministro
da Educação, Aluizio Mercadante, as instalações do Iema São Luís são superiores às do antigo Colégio Marista, uma das principais
Flávio Dino inaugurou na manhã desta segunda-feira (7), a primeira de um total de 23 Unidades Plenas do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), voltado para a formação profissional de jovens.
A unidade funcionará no Antigo Colégio Marista, no Centro da Capital Maranhense. O prédio passou por ampla reforma para ofertar os cursos de Eventos, Informática, Meio Ambiente e Serviços Jurídicos, cada um com 40 vagas. Além da formação profissional o Iema conjuga a formação no Ensino Médio com o diferencial de dedicação em tempo integral.
O governador Flávio Dino destacou a importância dos Iemas. “Significam o início de uma nova fase, um novo modelo na educação maranhense, uma vez que sãoescolas que juntam duas características muito importantes: são escolas em tempo integral, que possibilitam, simultaneamente, o acesso ao ensino médio e à educação profissional”, pontuou.
“Os Iemas chegarão a 23 cidades do nosso estado até 2018. Assim, nós teremos, além da rede de institutos federais, uma rede de institutos estaduais com os mesmos padrões de funcionamento, afirmando a nossa crença de que a educação tem que ser uma prioridade real, concreta, e o caminho pelo qual vamos diminuir as desigualdades sociais no nosso estado”, acrescentou.
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, a educação integral é o caminho para formar jovens mais conscientes e qualificados. “Essa escola é uma semente que deve ser a educação do futuro para o ensino médio. Eu tenho certeza que se nós tivermos mais educação integral para o jovem no ensino médio, culminando informação básica com ensino técnico profissional, não só eles terão mais oportunidade no mercado de trabalho como nós vamos formar um profissional mais completo, um cidadão com mais valores, vivência e reflexão”, ponderou Mercadante.
O Governo do Maranhão inaugura, ainda esta semana, as unidades de Bacabeira e Pindaré-Mirim. Em Bacabeira, os estudantes terão curso de Mineração, Administração e Logística, no total de 198 vagas. Para a unidade de Pindaré-Mirim serão ofertadas 120 vagas, para os cursos de Recursos Pesqueiros, Agropecuária e Serviços Jurídicos.
*Com assessoria
Comentários