Pular para o conteúdo principal

Presidente Médici entre os 12 municípios que registraram mais casos de dengue por habitante no MA.



Cidades tiveram mais de 300 casos por 100 mil habitantes, segundo levantamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES)

Secretária de Saúde cunhada da Prefeita Élia e o Tio ex-prefeito Antonio da Paraense. Em família

SÃO LUÍS - O Ministério da Saúde (MS), com base no Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), classificou, pelo terceiro ano consecutivo, a capital maranhense como uma das cidades em situação de alerta para uma epidemia de dengue. É no interior do Maranhão, porém, que o maior número de casos por habitantes foram registradas este ano.
De acordo com levantamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES), os municípios em que houve alta incidência de mais de 300 casos por 100 mil habitantes foram: Campestre do Maranhão, Presidente Médici, Bequimão, Senador Alexandre Costa, Turilândia, Barra do Corda, Nova Olinda do Maranhão, Paraibano, Peri Mirim, Pinheiro, Buriti Bravo e Buriticupu.


LIRA - No Maranhão, 22 cidades foram classificadas em situação de alerta. A metodologia usada pelo ministério permite identificar onde estão concentrados os focos do mosquito em cada município, além de revelar quais os principais tipos de criadouros, por região. Em São Luís, armazenamento de água, como tonel e caixa d’água, foi o principal tipo de criadouro identificado. Também aparece depósito domiciliar, categoria em que se enquadram vasos de plantas e garrafas, além de lixões. Segundo o ministério, os resultados reforçam a necessidade de intensificar imediatamente as ações de prevenção contra a dengue, em especial nas cidades em risco e em alerta.
Para reverter a situação, a SES pretende reforçar a campanhas de conscientização nos municípios, sobretudo nestes com maiores índices da doença. Além disso, pretende distribuir larvicidas e inseticidas, aplicar inseticida por ultra baixo volume (UBV), dar orientação técnica quanto às ações de controle larvários dos mosquitos transmissores, dar treinamento sobre as técnicas de aplicação de produtos químicos para o controle vetorial e monitorar as ações realizadas no campo para orientar quanto aos procedimentos preconizados pelo Ministério da Saúde (MS).
Cidades com maior incidência de dengue
Barra do Corda
Bequimão
Buriti Bravo
Buriticupu
Campestre do Maranhão
Nova Olinda do Maranhão
Paraibano
Peri Mirim
Pinheiro
Presidente Médici
Senador Alexandre Costa
Turilândia


Água não deve ficar acumulada

O combate à dengue começa em casa
- Substitua a água dos vasos das plantas por terra e esvaziar o prato coletor, lavando-o com auxílio de uma escova, a cada sete dias
- Utilize água tratada com água sanitária para regar as plantas duas vezes por semana
- Não deixe acumular água nas calhas do telhado
- Não deixe expostos à chuva pneus velhos ou objetos que possam acumular água (latas, garrafas, cacos de vidro)
- Acondicione o lixo domiciliar em sacos plásticos fechados ou latões com tampa
- Tampe cuidadosamente caixas d'água, filtros, barris e tambores

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Molequinhos e molequinhas

  Os tempos mudam o sentido até das nossas próprias lembranças divertidas quando, molequinhos e molequinhas, fazíamos – claro – molecagens, traquinagens, algumas inocentes e até outras nem tanto, admitamos, só que sempre ainda com aquele espírito infantil. Eram coisas de criança, perdoáveis, às vezes valendo um castigo, uma sova, um sabão. Ou uma suspensão na caderneta que precisava ser mostrada aos pais e voltar, assinada. Meu irmão outro dia me chamou a atenção de que anda percebendo que tem muita gente aí pela rua fazendo pequenas molecagens, gente grande, ou maiorzinha. Às vezes em grupos de dois, três; outras, mesmo sozinhos. Tipo apontar o céu como se ali estivesse acontecendo algo, e fazendo todo mundo olhar para cima. Ou passar e apontar para o seu pé, sem parar, seguindo adiante como se nada tivesse ocorrido. Coisinhas bobas, que até arrancam um sorriso daqueles bons em dias que

Politica: RESISTÊNCIA POPULAR.

Diante das conjunturas políticas , que já são do conhecimento de todos, da nossa cidade Pres. Médici-MA,  na corrida eleitoral rumo a prefeitura em 2012! Vamos comentar os três Principais grupos políticos do nosso município.  Primeiro grupo : A atual Administração está no poder aquase 08 anos, e quer continuar com este projeto politíco hereditário. A família P. Holanda, está querendo garantir em 2012 mais 08 anos de Administração e no fim ficar mais 08 anos ou seja 24 anos seguido no poder, pela mesma família. Nesta Atual administração vemos que quase nada tem mudado na Saúde, na Educação cada dia pior, as poucas obras que tem 95% obras federais, também temos visto que só a família tem se destacado econômicamente,  não podemos contribuir com o continuísmos hereditário. Segundo grupo:   É uma expansão territorial Romano, é o grupo do atual Deputado Estadual Hemetério Weba que já comanda duas cidades, já teve no comando de outras cidades, já fez parte de administ...

FORA ROSENGANA

ROSEANA SARNEY JÁ ESTÁ COMENDO AS UNHAS, ANTES MESMO DE COMEÇ AR O HORÁRIO POLITICO NA TV. O QUE VOÇÊ ACHA QUE ELA VAI COMER NO DIA 3 DE OUTUBRO QUANDO SAIR O RESULTADOS DAS URNAS.