Gilberto Lima
![]() |
Flávio Dino discursa na 1ª Marcha Municipalista |
A 1ª Marcha Municipalista promovida pela Federação dos Municípios do Maranhão (FAMEM) foi uma grande oportunidade para o governador Flávio Dino mandar um recado duro a quem acredita que as práticas escusas do passado ainda persistem.
“Se alguém achou que iríamos repetir práticas do passado, se enganou. Temos compromisso irrenunciável com os mais pobres”, escreveu o governador no twitter, logo após a realização do evento.
Encurralados pelo redução de repasses do governo federal e de ‘pires na mão’, os prefeitos realizaram a marcha para, dentre outras coisas, choramingar e pedir socorro ao governo do Estado. Principal apelo: pagamento dos convênios milionários firmados no apagar das luzes do governo passado. Querem garantir o peru de Natal ou estão preocupados com a situação do povo?
Sei que a crise econômica, provocada pela crise política, é grave, o que vai forçar gestores a fazerem ajustes nas contas e, mais do que nunca, cortarem os desvios que ocorrem em diversos municípios, como têm mostrado as últimas operações policiais que colocaram vários ‘gestores’ na cadeia. Devem priorizar a manutenção dos serviços públicos e a correta aplicação dos recursos que minguam a cada repasse. Dizer que não tem dinheiro suficiente não justifica. Basta combater a corrupção.
“Prefeitura não tem dinheiro para ser roubado”, disse o prefeito de São José de Ribamar e presidente da FAMEM, Gil Cutrim, ao defender prefeitos que comumente são chamados de ‘ladrões de dinheiro público’. Pode não ter agora, por conta da crise, mas são muitos os escândalos envolvendo prefeitos desonestos que saqueiam os cofres de prefeituras. Que o digam o Ministério Público e a Polícia Federal.
Do governador, ouviram que os convênios do passado estão sendo pagos, à medida que passam por uma análise criteriosa que constate a legalidade dos mesmos. Em casos de obras que já tenha sido executadas, mas os repasses não foram efetivados, tem um grupo de técnicos que vai in loco constatar a veracidade das informações passadas por prefeitos. Se verdadeiras, os recursos são liberados. Portanto, o governador não autoriza pagamento de convênios com indícios de irregularidades. Se assim agisse, estaria dando continuidade a práticas do passado que estão sendo sepultadas.
É preciso que gestores públicos entendam que os tempos de ‘convênios fantasmas’ fazem parte do passado, quando o dinheiro era liberado levando-se em conta critérios meramente eleitoreiros, e as obras não apareciam. Agora, impera a transparência e a legalidade. E as obras têm que ser efetivamente executadas.
O governo tem demonstrado que vai firmar parcerias com todas as prefeituras, sem levar em consideração a opção político-partidária do prefeito. Em diversos municípios, o governo já executa obras em várias áreas, principalmente em melhoria da infraestrutura, através do programa ‘Mais Asfalto’. Desde que assumiu o governo, Flávio Dino mantém uma agenda permanente de visitas aos municípios, onde tem anunciado obras e serviços. Tudo feito dentro da legalidade e transparência, sem espaço para quaisquer tipos de desvios.
![]() |
Prefeitos do Maranhão presente ao evento Clique na imagem para ver o seu prefeito(a) |
Senhores prefeitos, entendam: as práticas não recomendadas na condução da coisa pública, principalmente a prática da corrupção, ficaram no passado, onde imperavam os saques permanentes aos cofres públicos.
O recado foi dado pelo governador. Entenderam?
Comentários