Pular para o conteúdo principal

Realizada a 6ª Conferencia #Municipal de Saúde em Pres. Médici

Nos dias 07 e 08 de Julho de 2015, foi realizada no auditório da Prefeitura de Presidente Médici a 6ª Conferência Municipal de Saúde com o tema: "Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro".
Presentes poucas pessoas usuárias do SUS - Sistema único de Saúde, quase que 100% dos funcionários da saúde, representante do  Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS), CIR- Zé Doca - Cristina Oeiras Modesto e o gestor da unidade regional de saúde de Zé Doca - Adailton Batista Santos, também vereadores, secretários municipais,, entre eles a secretária de Saúde Fabiana de Sousa Costa Luso e a Prefeita municipal Graciélia Holanda.
Na abertura da conferência as autoridades e convidados falaram das dificuldades enfrentadas para desenvolver a saúde, não só no município mais no estado brasileiro. Foram enfáticos em afirmar que a crise que o país está vivendo está fazendo com que a saúde dos municípios em especial Presidente Médici, não se desenvolva na proporção que o governo municipal deseja e a população merece. Os mesmo foram unânimes em condenar a gestão estadual até dezembro de 2014, e parabenizaram a nova gestão estadual que está trabalhando para mudar o modelo de gestão da saúde dos últimos 50 anos, que deixou isolado a regional de Zé Doca. Mais agora o projeto do governo é em breve implantar melhorias significantes até 2016 em toda esta região da regional de Zé Doca. Também disse que os pacientes de Pres. Médici que são transferidos para São Luís, serão transferidos para Pinheiro e Santa Inês e o hospital que a Roseana construiu aqui, será uma unidade regional do estado para o programa do governo federal mais especialidades.
 A prefeita Élia falou das obras federais que os recursos foram cortados pela Presidente Dilma, e falou das placas colocadas ao pé da obra para enfeites, também falou sobre o não comparecimento da população para conferencia e disse que ficam reféns de blogueiros que falam o que bem pensam por critérios políticos ou financeiro (Clique Aqui) e assista o vídeo onde a prefeita ainda confirma que fez um festejo junino magnifico que Presidente Médici Merece, e ainda presentou assessoria de comunicação. 
E a secretária de Saúde Fabiana Luso, juntamente com a prefeita falaram pela primeira vez e deram informações  da Ambulância. Isso depois de um ano e quatro meses que a Ambulância  sumiu do município e até o momento ninguém da administração tinha dado declaração sobre este mistério. Elas afirmaram que a ambulância bateu o motor três vezes, e o conserto foi mais de VINTE MIL REAIS, e ainda não voltou ao município por falta de dinheiro para o pagamento do conserto.
"Então pra tirar pra consertar uma ambulância tem que tirar os pedacinhos vereador, os pouquinhos tipo agente faz quando quer comprar uma coisa na casa da gente, mas graças a Deus a ambulância deve está chegando por ai, em nome de Jesus". Falou a secretária Fabiana. 
(Clique Aqui) e assista o vídeo que a Prefeita e Secretária falam sobre a ambulância.  Em outra postagem estarei publicando fotos da real situação  da ambulância. Aguardem! 

Durante todo dia 08 aconteceram as palestras e debates sobre: "Participação e Controle Social na Saúde" e "Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro". com as palestrantes: Fabiana Luso e Antônia Cristiane. E o que ficou provado pelo conferencista, em sua maioria, quase 100% trabalhadores da saúde, é que o município tem suas dificuldades, mais tenta melhorar o atendimento e o dos itens que falta para mobilizar a população em relação a saúde. até mesmo para comparecer a conferencia e as reuniões do conselho municipal de saúde, é mais transparência e a divulgação, das ações da saúde.
Também foram eleitos os delegados para conferencia estadual e os novos conselheiros municipal de Saúde: Sendo 02 representantes da Assembleia de Deus, 02 da Igreja Católica, 02 da Igreja Batista e 02 do Sindicato dos Trabalhadores rurais, ou seja, o titular e Suplente. 
Segue abaixo as proposta dos conferencistas praticamente 100% trabalhadores da saúde, pois a população que é diretamente beneficiada se tiver uma saúde de qualidade, não compareceu. E como a população não compareceu a conferencia foi muito bom para a gestão e muito ruim para o município. Pois enquanto estas reuniões continuarem no porão da prefeitura, e o povo sem consciência e informações a tão sonhada saúde de qualidade não vai acontecer.
Clique na imagem para ampliar
Clique na imagem para ampliar


Moto entregue a um agente de Saúde



Lemos assessor de comunicação

Cristina Oeiras

Prefeita Élia

Fabiana Luso

Funcionário da Saúde recebendo a chave da moto


Credenciamento

Auditório


Mary Nata

Grupo de discussão  


Formalizando propostas  






Concentrados

Josias




Apresentando as propostas 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Molequinhos e molequinhas

  Os tempos mudam o sentido até das nossas próprias lembranças divertidas quando, molequinhos e molequinhas, fazíamos – claro – molecagens, traquinagens, algumas inocentes e até outras nem tanto, admitamos, só que sempre ainda com aquele espírito infantil. Eram coisas de criança, perdoáveis, às vezes valendo um castigo, uma sova, um sabão. Ou uma suspensão na caderneta que precisava ser mostrada aos pais e voltar, assinada. Meu irmão outro dia me chamou a atenção de que anda percebendo que tem muita gente aí pela rua fazendo pequenas molecagens, gente grande, ou maiorzinha. Às vezes em grupos de dois, três; outras, mesmo sozinhos. Tipo apontar o céu como se ali estivesse acontecendo algo, e fazendo todo mundo olhar para cima. Ou passar e apontar para o seu pé, sem parar, seguindo adiante como se nada tivesse ocorrido. Coisinhas bobas, que até arrancam um sorriso daqueles bons em dias que

Politica: RESISTÊNCIA POPULAR.

Diante das conjunturas políticas , que já são do conhecimento de todos, da nossa cidade Pres. Médici-MA,  na corrida eleitoral rumo a prefeitura em 2012! Vamos comentar os três Principais grupos políticos do nosso município.  Primeiro grupo : A atual Administração está no poder aquase 08 anos, e quer continuar com este projeto politíco hereditário. A família P. Holanda, está querendo garantir em 2012 mais 08 anos de Administração e no fim ficar mais 08 anos ou seja 24 anos seguido no poder, pela mesma família. Nesta Atual administração vemos que quase nada tem mudado na Saúde, na Educação cada dia pior, as poucas obras que tem 95% obras federais, também temos visto que só a família tem se destacado econômicamente,  não podemos contribuir com o continuísmos hereditário. Segundo grupo:   É uma expansão territorial Romano, é o grupo do atual Deputado Estadual Hemetério Weba que já comanda duas cidades, já teve no comando de outras cidades, já fez parte de administ...

FORA ROSENGANA

ROSEANA SARNEY JÁ ESTÁ COMENDO AS UNHAS, ANTES MESMO DE COMEÇ AR O HORÁRIO POLITICO NA TV. O QUE VOÇÊ ACHA QUE ELA VAI COMER NO DIA 3 DE OUTUBRO QUANDO SAIR O RESULTADOS DAS URNAS.