Blog totalmente gospel de Presidente Médici-MA

terça-feira, 14 de julho de 2015

Extrativistas de #coco Babaçu de Ubinzal são contempladas pela AAPAFMA e #Governo Federal

Na manhã desta segunda feira 13 de Julho de 2015 a AAPAFMA - Associação dos Apicultores e Produtores da Agricultura Familiar de Presidente Médici  que tem como Presidente o professor Magalhães e como vice o vereador e Técnico Agropecuário o vereador Raniere. Realizou mais uma reunião no povoado de Ubinzal  na Igreja Católica, com as mulheres extrativistas do coco babaçu. A reunião foi para conscientização ambiental, ou seja,  para que as extrativistas possam está cuidando, preservando o meio ambiente e a palmeira de babaçu.  Para isso as mesmas devem  ser multiplicadoras  das informações sobre a preservação ambiental e estejam, passando para  a família e vizinhos a importância de evitar as queimadas principalmente neste período de muito sol e calor, que são os últimos 06 meses do ano, conhecido por todos como verão,  onde acontece muitas queimadas, consequentemente a destruição das palmeiras e do meio ambiente.
"Olhem as estatísticas que tem ai, é que se agente não cuidar a coisa vai pegar pra o nosso lado. Então minha gente cuidem e se vocês poderem, ao redor da casa de vocês plantem uma árvore, no terreno lá no pé da cerca plante árvore". Enfatizou  Magalhães, Pres. da Associação.
A reunião Também foi para levar ajuda a um maior  números de mulheres extrativistas que agora serão  beneficiadas pelo programa de subversão de babaçu da CONAB - Companhia  Nacional de Abastecimento - . Esta é  uma iniciativa do governo Federal que visa garantir preço justo a amêndoa do babaçu. Com o programa o preço mínimo para a amêndoa do
babaçu ficou estipulado em R$ 2,49, sendo que o Governo, cobre o que o pequeno trabalhador na atividade recebe, até que seja alcançado o mínimo exigido. Nada mais justo visto que o Maranhão é o maior produtor de coco babaçu do país. O estado é responsável por 90% da safra. 
A Associação também vai levar cursos de capacitação do SENAR  - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, as extrativistas de babaçu. 


Extrativista assinado Ata da reunião anterior  





Magalhães Pres. da Associação 



Ver: Raniere vice Presidente da Associação 






Nenhum comentário:

Seja você também seguidor do blog mais acessado de Presidente Médici-MA.