Blog totalmente gospel de Presidente Médici-MA

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

BC decide aumentar a taxa de juro e prova que Dilma mente de forma acintosa e sem pudor


juros_01
Sem saída – Durante a campanha eleitoral, Dilma Rousseff, a reeleita, mentiu o tempo todo ao dizer que a inflação está sob controle e que pessimistas são os que falam em crise econômica. Como se os brasileiros já não tivessem sentido no bolso a incompetência de um governo paralisado e corrupto.

Na primeira reunião após a definição da corrida ao Palácio do Planalto, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central surpreendeu os cidadãos e principalmente o mercado financeiro ao elevar a taxa básica de juro (Selic) da economia brasileira de 11% para 11,25% ao ano. Trata-se da primeira elevação desde abril deste ano, decisão que levou a Selic ao maior nível desde o final de 2011.
Anunciada no começo da noite desta quarta-feira (29), a decisão do Copom surge em um momento de fraca atividade econômica, sendo que a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para o ano é de 0,27%, índice no mínimo vergonhoso. Fora isso, a economia verde-loura encontra-se em recessão técnica, uma vez que foi registrada retração do PIB no primeiro e segundo trimestres do ano.

A situação da economia brasileira, ao contrário do que diz a presidente Dilma e alguns economistas obtusos que a adulam, é preocupante, pois nos últimos doze meses (até setembro) a inflação oficial, medida pelo IPCA, soma 6,75%, ou seja, acima do teto de 6,5% do sistema de metas estabelecido pelo governo.
Na ata da última reunião do Copom, em setembro, o Banco Central sinalizou que a Selic não deveriam ser reduzida, mas deixou de explicitar que a taxa poderia ser majorada. No documento, o BC informou ser possível afirmar que, tomando por base a estratégia de não reduzir o juro, a tendência seria a inflação oficial ingressar em trajetória de convergência para o centro da meta nos trimestres finais do universo de projeção (2016).
De acordo com especialistas do mercado financeiro, diversos fatores que influenciam a inflação travam uma espécie de luta neste momento. O baixo nível de atividade e a queda dos preços das “commodities”, como antecipou o ucho.info, contribuem para supostamente manter a inflação sob controle, a inflação, mas a valorização da moeda norte-americana e a alta dos preços administrados (água, energia, combustíveis, telefonia e transporte público) continuam a pressionar os preços e, por conseguinte, o mais temido fantasma da economia. Sem contar a inflação decorrente do setor de serviços, que cresce no rastro dos ganhos reais de salários, que continuam sendo pequenos se considerado o ousado e medíocre plano do governo de combate à crise.
Para contrariar os discursos pífios de Dilma acerca da situação econômica e piorar um cenário que já é ruim, a decisão do Copom, foi tomada por considerável maioria. Votaram pela elevação da taxa Selic, Alexandre Tombini, presidente do BC, e os diretores Aldo Mendes, Anthero de Moraes Meirelles, Carlos Hamilton e Sidnei Corrêa Marques. Contra o aumento da taxa votaram os seguintes integrantes do Copom: Altamir Lopes, Luiz Awazu Pereira da Silva e Luiz Edson Feltrim. Resumindo, o placar foi de cinco a três pela elevação da Selic.
Ao final do encontro, o BC divulgou nota com a seguinte explicação para a decisão tomada pelo Copom: “Para o Comitê, desde sua última reunião, entre outros fatores, a intensificação dos ajustes de preços relativos na economia tornou o balanço de riscos para a inflação menos favorável. À vista disso, o Comitê considerou oportuno ajustar as condições monetárias de modo a garantir, a um custo menor, a prevalência de um cenário mais benigno para a inflação em 2015 e 2016″.
Quando o ucho.info afirma, sem medo de errar, que Dilma Rousseff já não consegue viver longe da mitomania, que foi seu par em toda a campanha eleitoral, os adeptos da presidente, sempre míopes ou interesseiros, afirmam que este site integra a imprensa golpista. Agora é o Banco Central quem afirma nas entrelinhas que Dilma é mentirosa. Ou será que o Banco Central também é golpista? Com a palavra, os aduladores da esquerda tupiniquim, essencialmente golpista.
Fonte:ucho.info

Nenhum comentário:

Seja você também seguidor do blog mais acessado de Presidente Médici-MA.