Blog totalmente gospel de Presidente Médici-MA

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Alunos do IFMA Maracanã saem às ruas e interditam BR 135. SMTT promete retorno da linha de ônibus

foto 1Mesmo com a promessa da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) de regularização da linha de ônibus Vila Esperança-Terminal São Cristóvão, estudantes do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) – Campus Maracanã mantiveram, nesta segunda-feira (21), a manifestação por melhores condições de transporte e segurança, com passeata pelas ruas do bairro e interdição da BR 135.   

No começo da manhã, o superintendente municipal de Transporte, Nilson Brasiliano, esteve no Campus Maracanã para uma reunião com a diretora geral da instituição, Lucimeire Amorim Castro, e com representantes do Grêmio Estudantil, Andressa Chaves, e da Associação de Moradores da Vila Esperança, Maria José.


foto 5“Não temos mais condições de suportar essas maquiagens. Essa é a terceira vez que sentamos para negociar com a secretaria. Gostaria de terminar o terceiro ano na escola e ver as coisas acontecerem de fato”, desabafou Andressa, referindo-se aos ônibus de apoio que circulam no horário de pico.

A proposta apresentada pela SMTT inclui 44 viagens ao longo do dia, iniciando às 5h20, com encerramento às 22h30. No período de 5h20 às 7h, os ônibus circulariam a cada 20 minutos. Depois desse horário, as viagens partiriam com intervalo de 25 minutos. À tarde e no início da noite, quando grande parte dos alunos retorna às suas casas, os coletivos voltariam a rodar de 20 em 20 minutos.

De acordo com o superintendente de Transporte, Nilson Brasiliano, uma ordem de serviço para funcionamento da linha seria assinada pelo secretário municipal de Trânsito e Transporte, Canindé Barros, ainda nesta segunda-feira. “Os encaminhamentos são o cumprimento dos horários das linhas que vão adentrar, a partir de hoje na Vila Esperança, e botar fiscalização para que as linhas funcionem”, garantiu o superintendente.

A diretora geral do Campus Maracanã, Lucimeire Amorim Castro, ressaltou que acordos anteriores deixaram de ser cumpridos pelos empresários do consórcio detentor da linha, sob a alegação de prejuízos econômicos. “O argumento é que a linha não dá lucro. Mas transporte é responsabilidade do poder público, que precisa garantir esse direito básico para uma comunidade que, eminentemente, utiliza transporte coletivo”, frisou a diretora.

Manifestação


Enquanto acontecia a reunião no gabinete do campus, os estudantes iniciaram uma mobilização que se estendeu até a BR 135, interditando o tráfego por alguns minutos. Em pouco tempo, formou-se um engarrafamento de 5 km. “Não podemos mais aceitar a conivência entre prefeitura e empresários”, alertou a estudante Inaiara Brito.
foto 2 3foto 4 3foto 3 3
Os manifestantes prometeram voltar às ruas caso o problema persista. Além da regularização da linha de ônibus, a segurança pública é outra reivindicação dos alunos. Somente na semana passada, três estudantes menores de idade foram assaltados, sendo que um deles chegou a sofrer agressão física.    

Entenda o caso

Desde a paralisação das aulas no IFMA – Campus Maracanã, em abril, por conta da greve dos servidores, a linha de ônibus Vila Esperança-Terminal São Cristóvão deixou de circular. Com o retorno das aulas na última quarta-feira (16), a Direção Geral da instituição entrou em contatos com a SMTT e com o consórcio responsável pela linha, mas a promessa da volta do funcionamento dos ônibus não se cumpriu.

Na noite de terça-feira (15), o reitor do IFMA, Roberto Brandão, reuniu-se com o prefeito de São Luís, Edvaldo Holanda Júnior, e apresentou a situação do transporte que serve um dos maiores campi do instituto no Maranhão. O prefeito assegurou que seriam feitos todos os esforços necessários para que a linha de ônibus fosse restabelecida.

Foi marcada uma reunião entre o secretário Canindé Barros e a diretora Lucimeire Amorim Castro, mas ao chegar à SMTT ela foi informada de que o encontro havia sido cancelado. No domingo (20), o secretário entrou em contato por telefone e informou que uma proposta seria apresentada por representantes da secretaria, o que de fato aconteceu. Também participaram da reunião o chefe do Departamento de Assistência ao Educando, João Filomeno Barros, o consultor da SMTT, Manoel Cruz, e do analista da SMTT, Eduardo Nascimento. 

Nenhum comentário:

Seja você também seguidor do blog mais acessado de Presidente Médici-MA.