Foto: Evaristo Sa - AFP
![]() |
Dilma Rousseff acompanhará homenagem a Luiz Inácio Lula da Silva e é provável candidata ao mesmo título da Universidade de Coimbra |
- Não posso antecipar isso, mas tudo indica que [Dilma] será uma presidente notável. Certamente é uma potencial candidata ao doutoramento.
A cerimônia em homenagem a Lula será nesta quarta-feira (30), às 10h30 no horário local (06h30, em Brasília), em reconhecimento ao seu período de oito anos na Presidência e sua projeção no cenário internacional.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), nesta terça Dilma passará o dia em Coimbra e fará uma visita à universidade, em uma “programação privada”.
Ao R7, a vice-reitora disse que recebeu com grande “satisfação” a notícia de que Dilma estará presente na homenagem a Lula, e considerou a atitude como reflexo da amizade entre os dois líderes.
- Isso mostra o reconhecimento dela pelo presidente Lula e manifesta sua relação de amizade. Também é um sinal da vontade de estreitar o relacionamento entre as comunidades científicas brasileira e portuguesa, o que já vinha acontecendo antes.
O mesmo título da Faculdade de Direito de Coimbra já foi concedido a quatro ex-presidentes brasileiros: Fernando Henrique Cardoso, José Sarney, Tancredo Neves e Juscelino Kubitschek. Recentemente, a universidade homenageou o indiano Amartya Sem, prêmio Nobel de Economia em 1998.
Atualmente, a Universidade de Coimbra abriga 977 brasileiros, entre estudantes dos cursos de licenciatura, mestrado e doutorado.
Dilma mantém viagem mesmo em período de crise
Dilma manteve sua viagem a Portugal, em sua primeira viagem à Europa, mesmo em um momento de crise política, com a demissão do primeiro-ministro José Sócrates. Ele renunciou ao cargo na última quarta-feira (23), em reação à decisão do Parlamento português de rejeitar uma série de medidas de austeridade, que aumentariam impostos e baixariam salários.
De acordo com a comitiva que organiza a viagem a Portugal, após a cerimônia na Universidade de Coimbra nesta quarta-feira a presidente segue para Lisboa, onde se encontra com o presidente português, Aníbal Cavaco Silva, e o demissionário Sócrates, que continuará no cargo até a nomeação do novo premiê. A agenda deve tratar de acordos bilaterais.
Após a reunião, será oferecido um jantar e Dilma deve embarcar em seguida para o Brasil, informou o Itamaraty.
Fonte: R7
Comentários