Pular para o conteúdo principal

Dilma vai a Portugal ver homenagem a Lula na Universidade de Coimbra


Foto: Evaristo Sa - AFP
Dilma Rousseff acompanhará homenagem a Luiz Inácio Lula da Silva e é provável candidata ao mesmo título da Universidade de Coimbra
A presidente Dilma Rousseff chega a Portugal nesta terça-feira (29) e vai acompanhar a homenagem da Universidade de Coimbra ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo a vice-reitora da universidade, Helena Freitas, a sucessora do petista é também grande candidata a receber o título de doutor honoris causa concedido pela Faculdade de Direito.

- Não posso antecipar isso, mas tudo indica que [Dilma] será uma presidente notável. Certamente é uma potencial candidata ao doutoramento.


A cerimônia em homenagem a Lula será nesta quarta-feira (30), às 10h30 no horário local (06h30, em Brasília), em reconhecimento ao seu período de oito anos na Presidência e sua projeção no cenário internacional.


Segundo o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), nesta terça Dilma passará o dia em Coimbra e fará uma visita à universidade, em uma “programação privada”.


Ao R7, a vice-reitora disse que recebeu com grande “satisfação” a notícia de que Dilma estará presente na homenagem a Lula, e considerou a atitude como reflexo da amizade entre os dois líderes.


- Isso mostra o reconhecimento dela pelo presidente Lula e manifesta sua relação de amizade. Também é um sinal da vontade de estreitar o relacionamento entre as comunidades científicas brasileira e portuguesa, o que já vinha acontecendo antes.


O mesmo título da Faculdade de Direito de Coimbra já foi concedido a quatro ex-presidentes brasileiros: Fernando Henrique Cardoso, José Sarney, Tancredo Neves e Juscelino Kubitschek. Recentemente, a universidade homenageou o indiano Amartya Sem, prêmio Nobel de Economia em 1998.


Atualmente, a Universidade de Coimbra abriga 977 brasileiros, entre estudantes dos cursos de licenciatura, mestrado e doutorado.


Dilma mantém viagem mesmo em período de crise


Dilma manteve sua viagem a Portugal, em sua primeira viagem à Europa, mesmo em um momento de crise política, com a demissão do primeiro-ministro José Sócrates. Ele renunciou ao cargo na última quarta-feira (23), em reação à decisão do Parlamento português de rejeitar uma série de medidas de austeridade, que aumentariam impostos e baixariam salários.


De acordo com a comitiva que organiza a viagem a Portugal, após a cerimônia na Universidade de Coimbra nesta quarta-feira a presidente segue para Lisboa, onde se encontra com o presidente português, Aníbal Cavaco Silva, e o demissionário Sócrates, que continuará no cargo até a nomeação do novo premiê. A agenda deve tratar de acordos bilaterais.


Após a reunião, será oferecido um jantar e Dilma deve embarcar em seguida para o Brasil, informou o Itamaraty.


Fonte:
R7

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Molequinhos e molequinhas

  Os tempos mudam o sentido até das nossas próprias lembranças divertidas quando, molequinhos e molequinhas, fazíamos – claro – molecagens, traquinagens, algumas inocentes e até outras nem tanto, admitamos, só que sempre ainda com aquele espírito infantil. Eram coisas de criança, perdoáveis, às vezes valendo um castigo, uma sova, um sabão. Ou uma suspensão na caderneta que precisava ser mostrada aos pais e voltar, assinada. Meu irmão outro dia me chamou a atenção de que anda percebendo que tem muita gente aí pela rua fazendo pequenas molecagens, gente grande, ou maiorzinha. Às vezes em grupos de dois, três; outras, mesmo sozinhos. Tipo apontar o céu como se ali estivesse acontecendo algo, e fazendo todo mundo olhar para cima. Ou passar e apontar para o seu pé, sem parar, seguindo adiante como se nada tivesse ocorrido. Coisinhas bobas, que até arrancam um sorriso daqueles bons em dias que

Politica: RESISTÊNCIA POPULAR.

Diante das conjunturas políticas , que já são do conhecimento de todos, da nossa cidade Pres. Médici-MA,  na corrida eleitoral rumo a prefeitura em 2012! Vamos comentar os três Principais grupos políticos do nosso município.  Primeiro grupo : A atual Administração está no poder aquase 08 anos, e quer continuar com este projeto politíco hereditário. A família P. Holanda, está querendo garantir em 2012 mais 08 anos de Administração e no fim ficar mais 08 anos ou seja 24 anos seguido no poder, pela mesma família. Nesta Atual administração vemos que quase nada tem mudado na Saúde, na Educação cada dia pior, as poucas obras que tem 95% obras federais, também temos visto que só a família tem se destacado econômicamente,  não podemos contribuir com o continuísmos hereditário. Segundo grupo:   É uma expansão territorial Romano, é o grupo do atual Deputado Estadual Hemetério Weba que já comanda duas cidades, já teve no comando de outras cidades, já fez parte de administ...

FORA ROSENGANA

ROSEANA SARNEY JÁ ESTÁ COMENDO AS UNHAS, ANTES MESMO DE COMEÇ AR O HORÁRIO POLITICO NA TV. O QUE VOÇÊ ACHA QUE ELA VAI COMER NO DIA 3 DE OUTUBRO QUANDO SAIR O RESULTADOS DAS URNAS.