Além de se reeleger, o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), caso vença no 1º Turno, pode quebrar um tabu que já dura 20 anos e entrar para um grupo seleto de políticos na capital maranhense.
De acordo com todas as últimas pesquisas, inclusive de três institutos nacionais, Braide venceria a eleição no 1º Turno. No entanto, desde 2004, a eleição para a Prefeitura de São Luís não é definida em único turno.
O último prefeito que se elegeu logo no 1º Turno foi Tadeu Palácio em 2004. Naquela oportunidade, Tadeu Palácio conseguiu 50,21% dos votos válidos, derrotando entre outros João Castelo, Ricardo Murad, Helena Heluy e Edivaldo Holanda (pai).
Vale lembrar que, coincidentemente, mesmo afastado da vida política partidária, Tadeu Palácio fez questão de recentemente declarar apoio público ao atual prefeito Eduardo Braide.
Além de Tadeu Palácio, apenas Jackson Lago em 2000, havia conseguido o feito de se eleger prefeito da capital logo no 1º Turno.
Sendo assim, se conseguir vencer a disputa logo no 1º Turno, Braide não apenas se reelege, como entra para um seleto grupo de prefeitos eleitos em turno único.
Comentários