Pular para o conteúdo principal

Alunos produzem gibis para aprimorar leitura em Presidente Médici, RO

Marco BernardiDo G1 Ji-Paraná e Região Central
Alunos produzem gibis para aprimorar leitura em Presidente Médici, RO (Foto: Marco Bernardi/G1)Alunos produzem gibis para aprimorar leitura em Presidente Médici (Foto: Marco Bernardi/G1)
Para melhorar o desempenho dos alunos que apresentavam dificuldades em ler e interpretar textos, o professor de língua portuguesa, Hiverson Soares, desenvolveu um projeto para incentivar o hábito da leitura e a escrita dos estudantes. Intitulado 'Despertando saberes através da leitura', o prograna é realizado na escola Irmã Dorothy Mae Stang, localizada na Zona Rural de Presidente Médici (RO), distante a cerca de 400 quilômetros de Porto Velho, em parceria com a direção da instituição.

Os alunos foram apresentados às histórias em quadrinhos, principal ferramenta usada como modo de incentivar a leitura entre os estudantes do 6º ano da escola. A turma foi escolhida porque os alunos não apresentaram um bom desempenho na leitura.

Alunos produzem gibis para aprimorar leitura em Presidente Médici, RO (Foto: Marco Bernardi/G1)Professor aplicou projeto em 2015 e comprovou a
melhoria dos alunos (Foto: Marco Bernardi/G1)
"Pelo fato da escola estar na zona rural, muitos meninos e meninas trabalham desde muito cedo no campo e acabam dedicando pouquíssimo tempo à leitura. Muitos terminam o ensino médio lendo de uma forma muito ruim. A ideia é melhorar, desde cedo, esse problema", explica o professor.

O projeto obedece o currículo escolar e é desenvolvido no último bimestre letivo. Primeiro os alunos têm aulas sobre linguagem verbal e não verbal e estudo da comunicação. Depois o professor explica todo o processo de criação dos gibis e os alunos são incentivados a criarem suas próprias histórias em quadrinhos.

"Se a gente começasse no primeiro bimestre ia ser apenas um ensino raso, uma espécie de copiar e colar. Após o ensino dessas formas de linguagens eles aprendem de maneira mais profunda e entendem melhor o processo de comunicação da sociedade", comenta Hiverson.
A proposta começou a ser desenvolvida em 2015 e após os estudantes demonstrarem resultados positivos, será aplicado novamente no quarto bimestre do ensino. "Minha leitura melhorou muito depois que eu li os gibis, eu queria entender tudo que estava lendo. A produção dos gibis foi muito legal e eu melhorei muito depois disso", comenta a estudante Radija Cândida Ferreira, que participou do projeto do professor Hiverson.

Os estudantes criaram seus gibis, com histórias originais e seus próprios personagens. As histórias escritas pelos alunos chamaram a atenção de Hiverson pela criatividade demonstrada pelas crianças, além dos avanços que eles obtiveram após o experimento.

"Os resultados que tivemos com esse projeto foi algo fascinante, quem está na sala de aula e acompanha esses alunos no dia a dia, percebe uma evolução que isso trouxe na leitura, na escrita e na interpretação de texto. Eu vi alunos que tinham dificuldades em compreender um texto, passaram a se interessar mais pelas histórias e pela leitura, esses resultados são gratificantes", afirma o professor.
Alunos produzem gibis para aprimorar leitura em Presidente Médici, RO (Foto: Marco Bernardi/G1)Turma do sexto ano participa do projeto no último bimestre letivo (Foto: Marco Bernardi/G1)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Molequinhos e molequinhas

  Os tempos mudam o sentido até das nossas próprias lembranças divertidas quando, molequinhos e molequinhas, fazíamos – claro – molecagens, traquinagens, algumas inocentes e até outras nem tanto, admitamos, só que sempre ainda com aquele espírito infantil. Eram coisas de criança, perdoáveis, às vezes valendo um castigo, uma sova, um sabão. Ou uma suspensão na caderneta que precisava ser mostrada aos pais e voltar, assinada. Meu irmão outro dia me chamou a atenção de que anda percebendo que tem muita gente aí pela rua fazendo pequenas molecagens, gente grande, ou maiorzinha. Às vezes em grupos de dois, três; outras, mesmo sozinhos. Tipo apontar o céu como se ali estivesse acontecendo algo, e fazendo todo mundo olhar para cima. Ou passar e apontar para o seu pé, sem parar, seguindo adiante como se nada tivesse ocorrido. Coisinhas bobas, que até arrancam um sorriso daqueles bons em dias que

Politica: RESISTÊNCIA POPULAR.

Diante das conjunturas políticas , que já são do conhecimento de todos, da nossa cidade Pres. Médici-MA,  na corrida eleitoral rumo a prefeitura em 2012! Vamos comentar os três Principais grupos políticos do nosso município.  Primeiro grupo : A atual Administração está no poder aquase 08 anos, e quer continuar com este projeto politíco hereditário. A família P. Holanda, está querendo garantir em 2012 mais 08 anos de Administração e no fim ficar mais 08 anos ou seja 24 anos seguido no poder, pela mesma família. Nesta Atual administração vemos que quase nada tem mudado na Saúde, na Educação cada dia pior, as poucas obras que tem 95% obras federais, também temos visto que só a família tem se destacado econômicamente,  não podemos contribuir com o continuísmos hereditário. Segundo grupo:   É uma expansão territorial Romano, é o grupo do atual Deputado Estadual Hemetério Weba que já comanda duas cidades, já teve no comando de outras cidades, já fez parte de administ...

FORA ROSENGANA

ROSEANA SARNEY JÁ ESTÁ COMENDO AS UNHAS, ANTES MESMO DE COMEÇ AR O HORÁRIO POLITICO NA TV. O QUE VOÇÊ ACHA QUE ELA VAI COMER NO DIA 3 DE OUTUBRO QUANDO SAIR O RESULTADOS DAS URNAS.