Pular para o conteúdo principal

Governo do Maranhão construirá matadouro regional em Governador Nunes Freire

Prefeito Marcel Curió, ao lado de alguns secretários de sua administração,
e de representantes de cidades vizinhas, durante reunião
O Governo do Estado vai construir cinco matadouros mistos, por meio do Programa de Matadouros Regionais (Promar) e o oeste do Maranhão receberá um destes empreendimentos. O assunto foi discutido em reunião de prefeitos e secretários de 14 municípios da região com técnicos e gestores das Secretarias de Agricultura e Pecuária (Sagrima) e Indústria e Comércio (Seinc), na terça-feira, 19, no município de Governador Nunes Freire, que será a sede da iniciativa. A previsão é de que a obra seja licitada nos próximos meses e iniciada ainda este ano.
O prefeito Marcel Curió comemorou a escolha do Município para sediar o matadouro misto regional e disse estar muito ansioso pelo início desta importante obra. “Sabemos que uma boa alimentação é necessário para manter a boa saúde da população e um matadouro só trará a garantia de estarmos comendo carne de qualidade e procedência. Espero que meus companheiros prefeitos abracem a causa”, destacou o gestor.

Participaram da reunião, o prefeito da cidade, Marcel Curió, e representantes de Nova Olinda do Maranhão, Presidente Médici, Centro do Guilherme, Maranhãozinho, Maracaçumé, Junco do Maranhão, Turilândia e Santa Helena e Santa Luzia do Paruá.
Uma das vantagens é que a região possui um efetivo bovino de mais de 475 mil cabeças. O matadouro vai beneficiar 217 mil pessoas das cidades de Boa Vista do Gurupi, Centro do Guilherme, Centro Novo do Maranhão, Governador Nunes Freire, Junco do Maranhão, Maracaçumé, Maranhãozinho, Amapá do Maranhão, Presidente Médici, Santa Luzia do Paruá, Nova Olinda do Maranhão, Santa Helena e Turilândia.
Para a promotora Laura Amélia Barbosa, titular da Promotoria de Governador Nunes Freire, da qual Centro do Guilherme e Maranhãozinho são termos judiciários, o matadouro atende a uma necessidade já apontada pelo Ministério Público. “É uma batalha antiga do Ministério Público a construção de matadouros nos municípios e vemos com bons olhos a proposta de regionalização do Governo do Estado. Quando surgem iniciativas como essa, nós temos que abraçar”, ressaltou.
 Programa de Matadouros Regionais
O Promar está entre as ações previstas para fortalecimento da cadeia da carne e couro no Programa ‘Mais Produção’, lançado em dezembro, pelo governador Flávio Dino e cuja execução compete ao Sistema Estadual de Produção e Abastecimento (Sepab).
O programa de matadouros prevê um investimento de mais de R$ 15 milhões na construção de empreendimentos que vão garantir carne mais segura e de qualidade. Serão cinco matadouros mistos, nas regiões Timbiras, Pindaré, Pré-Amazônia, Médio Mearim e Baixo Turi, beneficiando diretamente 1.407.489 habitantes, ou seja, 21.42% da população do estado.
Para secretário de Estado de Agricultura e Pecuária, Márcio Honaiser, as ações voltadas para a cadeia da carne e couro se refletem na geração de oportunidades para a população. “Nosso objetivo é promover saúde, emprego e renda para os maranhenses e valorizar o nosso pecuarista. Cada matadouro a ser construído representa a dinamização da economia local e o adensamento de uma cadeia produtiva de grande potencial para o estado, seja no abastecimento interno, seja na exportação”, observou.
Do blog Renato Costa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Molequinhos e molequinhas

  Os tempos mudam o sentido até das nossas próprias lembranças divertidas quando, molequinhos e molequinhas, fazíamos – claro – molecagens, traquinagens, algumas inocentes e até outras nem tanto, admitamos, só que sempre ainda com aquele espírito infantil. Eram coisas de criança, perdoáveis, às vezes valendo um castigo, uma sova, um sabão. Ou uma suspensão na caderneta que precisava ser mostrada aos pais e voltar, assinada. Meu irmão outro dia me chamou a atenção de que anda percebendo que tem muita gente aí pela rua fazendo pequenas molecagens, gente grande, ou maiorzinha. Às vezes em grupos de dois, três; outras, mesmo sozinhos. Tipo apontar o céu como se ali estivesse acontecendo algo, e fazendo todo mundo olhar para cima. Ou passar e apontar para o seu pé, sem parar, seguindo adiante como se nada tivesse ocorrido. Coisinhas bobas, que até arrancam um sorriso daqueles bons em dias que

Politica: RESISTÊNCIA POPULAR.

Diante das conjunturas políticas , que já são do conhecimento de todos, da nossa cidade Pres. Médici-MA,  na corrida eleitoral rumo a prefeitura em 2012! Vamos comentar os três Principais grupos políticos do nosso município.  Primeiro grupo : A atual Administração está no poder aquase 08 anos, e quer continuar com este projeto politíco hereditário. A família P. Holanda, está querendo garantir em 2012 mais 08 anos de Administração e no fim ficar mais 08 anos ou seja 24 anos seguido no poder, pela mesma família. Nesta Atual administração vemos que quase nada tem mudado na Saúde, na Educação cada dia pior, as poucas obras que tem 95% obras federais, também temos visto que só a família tem se destacado econômicamente,  não podemos contribuir com o continuísmos hereditário. Segundo grupo:   É uma expansão territorial Romano, é o grupo do atual Deputado Estadual Hemetério Weba que já comanda duas cidades, já teve no comando de outras cidades, já fez parte de administ...

FORA ROSENGANA

ROSEANA SARNEY JÁ ESTÁ COMENDO AS UNHAS, ANTES MESMO DE COMEÇ AR O HORÁRIO POLITICO NA TV. O QUE VOÇÊ ACHA QUE ELA VAI COMER NO DIA 3 DE OUTUBRO QUANDO SAIR O RESULTADOS DAS URNAS.