Confira todos os vencedores do Troféu Mirante, entre eles o Ginasta Antônio da Conceição Silva (Júnior) de Pres. Médici

Em clima de Olimpíadas, com a presença de convidados, como os ex-atletas Hortência e China, e homenagens especiais, a festa do Troféu Mirante foi realizada nesta quinta-feira, em São Luís. Datinha e Julia Nina foram premiados como os atletas do ano de 2015, após um empate histórico na votação do júri técnico, enquanto a Federação de Natação levou o prêmio de Federação Destaque.
Além disso, destaque para Datinha e Larisse do Nascimento, eleitos pelo quarto ano consecutivo como os melhores em suas modalidades, respectivamente, no futebol de areia e atletismo. No ciclismo, Edson Pereira, com 74 anos, foi o atleta mais velho eleito, enquanto as jovens Ana Luís, do vôlei, e Julia Nina, da natação, ambas com 14 anos, foram as vencedoras mais jovens.
Na abertura da premiação, Fernando Sarney, presidente do Conselho Deliberativo do Grupo Mirante, fez um discurso destacando a importância do evento, o principal realizado no Estado.
- 2016 é o nosso ano Olímpico. As atenções do mundo estarão voltadas para o Brasil. O Maranhão estará representado, com a Iziane no basquete, a Ana Paula no handebol e o Marlon Zanotelli na equipe de hipismo. Em comum, eles tem a origem humilde e a garra para conquistarem o que abraçaram no esporte. O Troféu Mirante é um dos projetos mais inspiradores do nosso grupo de comunicação. Esse evento de hoje é o espelho mais verdadeiro da presença do Grupo Mirante no cotidiano do maranhense. - Fernando Sarney, presidente do conselho deliberativo do Grupo Mirante
Após o discurso de abertura, os atletas maranhenses, que poderão ser convocados para as olimpíadas, foram homenageados com uma série de vídeos. Iziane, que voltou a ser convocada para a seleção brasileira de basquete, foi a primeira homenageada, contando sua trajetória para o público.
Logo na sequência, Hortência foi quem teve sua trajetória contada, antes de abrir a premiação com os cinco primeiros vencedores das 25 modalidades. A rainha do basquete foi a responsável por entregar os troféus para Larisse do Nascimento (atletismo), Daniel Corrêa (automobilismo), Daniel Carvalho (badminton), Larissa Santana (basquete) e Datinha (futebol de areia).
- A gente gosta de ser homenageado e lembrado. E quando você vê um vídeo como esse agora sobre as Olimpíadas, eu sempre me emociono, pois um dia eu também acreditei. As vezes passa pela nossa cabeça, "será que um dia vou vestir a camisa do meu país e ganhar um medalha?" A gente consegue. Quando você tem talento e vontade, você consegue. Você chega lá. Não importam as circunstâncias - disse Hortência durante a premiação.

Após a rainha do basquete foi a vez dos jogadores de basquete para cadeirantes serem homenageados. A equipe de Imperatriz foi um dos destaques em 2015 principalmente pela conquista do Campeonato Maranhense da modalidade.
Durante as homenagens, houve um período dedicado para homenagear os desportistas, que faleceram em 2015. Os três prestigiados foram Emanuel Trajano, ex-presidente da Federação Maranhense de Atletismo, Walmir Peixoto da Federação Maranhense de Ciclismo e, principalmente, o comentarista Hebert Fontenelle.
Na segunda etapa da premiação, o deputado Roberto Costa subiu ao palco para premiar Jardieli Santos (capoeira), Edson Pereira (ciclismo), Eudézia Araújo (fisiculturismo), Luiz Otávio (futebol) e Carlos Vicente (futsal). Encerrada a segunda etapa da premiação foi a vez de Ana Paula, presença constante nas convocações da seleção de handebol, ser homenageada. No vídeo exibido, o sonho do ouro olímpico foi o principal tópico destacado pela atleta.
Seguindo no handebol, o ex-jogador China foi chamado ao palco para dar sequência com a premiação. Os eleitos desta vez foram Antônio da Conceição (ginástica), Gilvana Mendes (handebol), Ivaldo Alves (jiu-jitsu), Eloisa Brito (jogo de damas) e Pedro Victor (judô).
No momento musical da premiação, a maranhense Cecília Leite subiu ao palco para embalar o público com suas canções. Nas melodias e estrofes cantadas homenagens ao Brasil e ao Rio de Janeiro, que receberá os Jogos Olímpicos em 2016.
Após o momento musical, o jornalista Alfredo Menezes subiu ao palco para premiar Débora Raquel (karatê), Marcelo Medeiros (motociclismo), Julia Nina (natação), Julio César (surf) e Linaldo Neves (tênis de mesa). Voltando aos homenageados, Codó, que deverá disputar as provas de atletismo nas Olimpíadas teve sua história passada para os presentes no local.
Para encerrar as premiações por modalidade, Alexandre Nina subiu ao palco. Isadora Andrade(tênis de quadra), Alysson Marquezelli (tiro esportivo), Shirley Orivane (triatlon), Ana Luisa (vôlei) e Felipe Soares (xadrez) foram os últimos condecorados, antes do anúncio do atleta do ano e da federação destaque.

Antes do anúncio dos principais vencedores da noite, o mestre Emílio Moreira recebeu a homenagem especial. Após o sucesso nos tatames, o ex-judoca se tornou sensei e ajuda na formação de novos atletas maranhenses.
Logo em seguida, Nestor Julio, presidente da Federação Maranhense de Natação subiu ao palco para receber o prêmio de Federação Destaque. Abrindo a premiação de atleta do ano, Gabriel Pires, foi eleito pela votação popular. Na votação do júri técnico, por causa do empate, Datinha e Júlia Nina foram eleitos os atletas do ano.
Do Globo Esporte.com
Quer saber mais sobre o campeão Antonio da Conceição, o atleta maranhense o Ginasta Presidente Médici que acaba de ganhar seu segundo troféu mirante? (Clique Aqui)
FERMG - Federação Maranhense de Ginástica
![]() |
Luiz Elias, LIane Bezerra e Júnior da Conceição |
Comentários