Blog totalmente gospel de Presidente Médici-MA

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Estudantes e professores da escola Santa Teresa em Presidente Médici homenageiam Irmão Glicério com uma caminhada




Cerca de 300 alunos da Unidade Integrada Santa Teresa, fizeram homenagens ao Irmão Glicério (67), religioso do Instituto das Escolas Cristães, que foi vítima de um acidente que ceifou a vida de outras 5 pessoas nesta última sexta-feira (05). 
Na programação das homenagens feita pela comunidade escolar, uma caminhada pelas ruas da cidade com o uso de faixas e cartazes tocou sensivelmente a muitos dos expectadores, um destes a professora Jéssica (ex-vereadora). O ato de homenagem que passou pelo centro de ensino dirigido pelos 'Irmãos Lassalistas', concluiu-se na escola Santa Teresa com a exibição de vídeos e leitura de mensagens.   
O ativismo em favor da educação e do meio ambiente foram atos do curriculumreligioso de Irmão Glicério que justificaram a manifestação de carinho dos professores e alunos, que tiveram uma aula de vida durante toda a manhã.



O Irmão Cilésio, que veio à cidade para o funeral e é o segundo irmão mais novo de Glicério, falou em nome da família Folmann e agradeceu a todas as menções de homenagens acompanhada da exortação de que todas as crianças a seguissem os bons exemplos deixados pelo testemunho de vida de Glicério. Mais informações do tágico acidente que tirou a vida do Irmão Glicério clique aqui.
Destaque ao alunos Marcelo Matas, de 13 anos, do 6ºAno,que sugeriu
futuras visitas para homenagear o Irmão Glicério e cuidar das árvores 
Projeto Outeiro Mais Verde

Em quase 32 anos da presença dos Irmãos Lassalistas em Presidente Médici, não há como negar que o dinamismo de Glicério marcará profundamente as vidas de muitos que viram seus bons exemplos. O projeto Outeiro Mais Verde é um deste que fez com que o Irmão mereça o destaque nas nossas lembranças.

Ao contornarmos a curva do Outeiro, impossível não perceber as inúmeras varetas com milhares de mudas de árvores recentemente plantadas no local que abrangem da base ao topo do mais conhecido acro da Região do Alto Turi. Uma grande de árvores está plantada no local, tais como o Tucumã (árvore rara), o Cajá, o Jacarandá, pés de Ipês de variadas cores, a Acerola, o Angelim, os pés de Jambo, entre outros. 

A pesar de o mesmo ser um lugar de significado histórico para o Noroeste Maranhense, o Outeiro era apenas lembrado como lugar abandonado pelos governos, onde aconteciam muitos acidentes, usado para a prostituição e o consumo de drogas, além de virar alvos de queimadas criminosas ano a ano. Essa situação começou a mudar com o projeto Outeiro Mais Verde, de autoria do Irmão Glicério. 

O reflorestamento do espaço na área da montanha acentuou as visitas de pessoas, a culminâncias de projetos pedagógicos das escolas com a temática ambiental e a valorização do local como patrimônio que é da memória do estado.

O ativismo de Irmão Glicério no Outeiro poderia parecer simples mas contextualizado numa dimensão política, se destaca já que o seus serviços eram gratuitos e os governos não cumprem a sua parte.   
  

Os Lassalistas em Presidente Médici

Desde 1983, a presença dos Irmãos é uma alegria que contagia muitos daqueles que passaram pelo pequeno povoado de Santa Teresa do Paruá ou Presidente Médici, como é chamado desde sua emancipação, em 10 de novembro de 1994. Muitas histórias, muitas dificuldades e, sobretudo, muito trabalho.

Nos primeiros momentos, os Irmãos atendiam toda a região do Vale do Pindaré até o final do Vale do Turi equivalendo um pouco mais de 250 km de extensão. Os trabalhos sempre foram ligados à formação de professores e nivelamento de estudo dos jovens que por algum motivo, não tiveram acesso ao estudo, chamado de regularização da vida escolar.

Atualmente, o Centro conta com um prédio próprio, construído pela Sociedade Porvir Científico, em parceria com a PROYDE (Instituição Espanhola) em que oferece formação continuada para professores, cursos nas áreas de artesanato e reforço escolar. Além de atendimentos como biblioteca e curso técnico de Informática básica, iniciação a música, jogos recreativos para os estudantes da rede pública. Desde o ano passado, a instituição conta também com um parque infantil, que foi construído em parceria da SPC com a CEI – Conferencia Episcopal Italiana, para as crianças e adolescentes da rede pública do município. 

O Centro atua também como espaço para sediar encontros da Diocese e dispõe de dormitórios coletivos bem amplos, suficientes para abrigar uma boa quantidade de pessoas nos encontros, congressos e outros eventos. Nos dias comuns, crianças da rede municipal buscam no Centro um apoio para suas tarefas escolares diárias e um momento para suas atividades físicas. 

Mais fotos da programação de hoje:














































Nenhum comentário:

Seja você também seguidor do blog mais acessado de Presidente Médici-MA.