Pular para o conteúdo principal

Flávio Dino tem o dobro de intenções de voto do 2º colocado, diz pesquisa

A três finais de semana da eleição, nova pesquisa de intenção de voto apresenta vitória no primeiro turno de Flávio Dino, candidato da Coligação Todos pelo Maranhão. A pesquisa Exata/TV Guará/Fiema divulgada neste domingo (14) aponta Flávio Dino com o dobro das intenções de voto de Edinho Lobão: 56% a 28%.
Os candidatos Saulo Arcâagelli, Zéluis Lago, Antônio Pedrosa e Josivaldo Corrêa tiveram 1% cada um. Brancos e nulos foram 6%. E 6% dizem não saber ainda em quem votar.
Considerando apenas os votos válidos, o candidato Flávio Dino tem 63% das intenções de voto contra 31% de Edinho, candidato do grupo Sarney. Os outros candidatos somam 6%.
O questionário da pesquisa Exata/TV Guará/Fiema está registrado no Tribunal Regional Eleitoral sob protocolo MA-00045/2014 e ouviu 1.400 mil pessoas em 45 municípios maranhenses entre os dias 9 e 13 de setembro. A margem de erro das sondagens é de 3,2 pontos percentuais, para mais ou menos, com nível de confiança de 95%.
Ampla vantagem
Em todas as pesquisas realizadas até o momento, Flávio Dino aparece na frente, mesmo na pesquisa Ibope, contratada pelo grupo Sarney. Flávio Dino vem se destacando nacionalmente no cenário político por conta da luta contra a oligarquia, e veículos nacionais já destacam a queda da família Sarney.

Se a eleição fosse hoje, Flávio seria eleito no primeiro turno – um cenário que vem sendo confirmado por todas as pesquisas registradas e divulgadas até agora.
Edinho Lobão não tem conseguido mudar seu índice de rejeição (39%), mesmo após a campanha na televisão. Suas propostas não têm sido bem aceitas pela população e o recente escândalo da Petrobras envolvendo seu pai, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, piorou ainda mais o cenário para o candidato.
Espontânea
A Pesquisa Exata/TV Guará – Fiema traz consultas distintas para governador do Estado: pesquisa estimulada, espontânea, um cenário de segundo turno e rejeição.
Na pesquisa estimulada, o candidato Flávio Dino se mantém a frente com 56% das intenções de voto. O candidato do PCdoB alcançou esse mesmo percentual nas últimas duas semanas. Lobão Filho, que havia marcado 27%, agora tem 28%. Na última semana de agosto, o candidato do PMDB tinha 25%. Utilizando a margem de erro da pesquisa, Flávio Dino pode chegar a 59,2%; e ter no mínimo, 52,8%. Lobão Filho teria no máximo 31,2%; e no mínimo, 24,8%.
Com a proximidade do dia das eleições, o número de eleitores indecisos, que está entre os que não sabem em quem votar ou não responderam a consulta, tende a cair. Na semana passada, eles eram 6%; no final de agosto 7%. Agora são apenas 4%. A redução dos indecisos e quase nenhuma alteração no desempenho dos candidatos na série de pesquisas indica uma consolidação da preferência do eleitorado para governador do Estado.
A série de pesquisas espontâneas também registra essa tendência. Flávio Dino marcou 42%, contra 19% de Lobão Filho; praticamente o mesmo desempenho registrados pelos candidatos na primeira semana de setembro, quando Dino marcou 41% e Lobão, os mesmos 19%. Na última semana de agosto, o candidato do PCdoB tinha 34%; e o candidato do PMDB, 13%.
Rejeição
Na consulta sobre a rejeição dos candidatos, Lobão Filho, candidato do grupo Sarney, permanece como o candidato mais rejeitado. Marcou os mesmos 39% que tinha na primeira semana de setembro. Zé Luís Lago (PPL) permanece como o segundo mais rejeitado. E a rejeição dele subiu de 21% para 27%. Flávio Dino tem 18% de rejeição. Na primeira semana de setembro, o candidato do PCdoB tinha 17%.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Molequinhos e molequinhas

  Os tempos mudam o sentido até das nossas próprias lembranças divertidas quando, molequinhos e molequinhas, fazíamos – claro – molecagens, traquinagens, algumas inocentes e até outras nem tanto, admitamos, só que sempre ainda com aquele espírito infantil. Eram coisas de criança, perdoáveis, às vezes valendo um castigo, uma sova, um sabão. Ou uma suspensão na caderneta que precisava ser mostrada aos pais e voltar, assinada. Meu irmão outro dia me chamou a atenção de que anda percebendo que tem muita gente aí pela rua fazendo pequenas molecagens, gente grande, ou maiorzinha. Às vezes em grupos de dois, três; outras, mesmo sozinhos. Tipo apontar o céu como se ali estivesse acontecendo algo, e fazendo todo mundo olhar para cima. Ou passar e apontar para o seu pé, sem parar, seguindo adiante como se nada tivesse ocorrido. Coisinhas bobas, que até arrancam um sorriso daqueles bons em dias que

Politica: RESISTÊNCIA POPULAR.

Diante das conjunturas políticas , que já são do conhecimento de todos, da nossa cidade Pres. Médici-MA,  na corrida eleitoral rumo a prefeitura em 2012! Vamos comentar os três Principais grupos políticos do nosso município.  Primeiro grupo : A atual Administração está no poder aquase 08 anos, e quer continuar com este projeto politíco hereditário. A família P. Holanda, está querendo garantir em 2012 mais 08 anos de Administração e no fim ficar mais 08 anos ou seja 24 anos seguido no poder, pela mesma família. Nesta Atual administração vemos que quase nada tem mudado na Saúde, na Educação cada dia pior, as poucas obras que tem 95% obras federais, também temos visto que só a família tem se destacado econômicamente,  não podemos contribuir com o continuísmos hereditário. Segundo grupo:   É uma expansão territorial Romano, é o grupo do atual Deputado Estadual Hemetério Weba que já comanda duas cidades, já teve no comando de outras cidades, já fez parte de administ...

FORA ROSENGANA

ROSEANA SARNEY JÁ ESTÁ COMENDO AS UNHAS, ANTES MESMO DE COMEÇ AR O HORÁRIO POLITICO NA TV. O QUE VOÇÊ ACHA QUE ELA VAI COMER NO DIA 3 DE OUTUBRO QUANDO SAIR O RESULTADOS DAS URNAS.