Blog totalmente gospel de Presidente Médici-MA

terça-feira, 30 de setembro de 2014

5 dicas para valorizar o currículo

Muitas pessoas buscam na internet formulários padrões de currículos ou se orientam apenas por algum CV enviado por um colega. Quem se enquadra nesta lista pode estar perdendo muitas oportunidades de emprego.

Preencher um currículo parece ser uma atividade relativamente simples. Muitas pessoas buscam na internet formulários padrões de currículos, outros recorrem a modelos “moderninhos” e há ainda aqueles que se orientam apenas por algum CV enviado por um colega. Quem se enquadra nesta lista pode estar perdendo muitas oportunidades de emprego.

“O correto é colocar escolaridade antes do idioma, a experiência profissional por ordem cronológica ou pelas experiências mais relevantes. Se o candidato não sabe preencher corretamente o que foi pedido nos campos solicitados, ele pode deixar informações relevantes”, explica Fabíola Lago, especialista em RH do portal Vagas.

A consultora orienta os candidatos a ordenar corretamente todas as informações que pretendem incluir no material. “É importante pensar no que vai escrever, como vai se apresentar, quem é você, quais foram e são os seus trabalhos mais importantes, os que você mais curtiu fazer ou que pretende fazer, se especializar, transformar em uma carreira”, discorre.

Veja abaixo mais cinco dicas que podem ser valiosas na elaboração correta de um currículo:

Onde você faz a diferença? Seja na sua trajetória escolar, acadêmica, em um grupo de voluntariado, na empresa júnior ou no centro acadêmico, quais eram as funções que exercia com facilidade ou que delegavam a você porque confiavam na sua habilidade? Liste e escreva, sem preocupações de apresentar para alguém. Essa anotação é sua.

Se você já tem experiência profissional, pense da mesma forma: quais são as tarefas que você se demonstra ter talento: atendimento ao cliente, relacionamento interpessoal, na elaboração de planilhas? É melhor com números ou com redação. Ou nas duas coisas? Você lidera com facilidade? As pessoas escutam o que você tem a dizer? Ou você é a pessoa que melhor escuta a todos?

O que você quer fazer? Agora que você já listou seus momentos de destaque, pense quais cargos ou profissões melhor se ajustam às suas habilidades. É uma boa você conciliar as suas habilidades com a profissão ou cargo que pretende ocupar. Mas coloque aí mais um ingrediente: além do que você já sabe fazer, o que mais gostaria de desenvolver como competência?

Onde você gostaria de trabalhar? Capriche nessa lista porque vale tudo. Vale sonhar alto e pisar os pés no chão também. Pense em segmentos primeiro: Moda? Engenharia? Serviços? Vendas? Planejamento? Marketing? Tecnologia? Esse já é um passo muito importante. Pense nas suas afinidades, na sua curiosidade. Depois, coloque em ordem de prioridade. Abaixo de cada grande área dessas, as empresas que você admira e que por qualquer motivo tenha interesse. Pode ser pela localização, próxima à sua casa ou escola. Ou porque a empresa oferece bolsa-estudo. Questões como responsabilidade social, ações de sustentabilidade e as práticas da empresa também podem pesar na sua escolha.

Pesquise, entre no Google, saiba tudo sobre essas empresas. Entre nas páginas de “Trabalhe Conosco” - é lá que costumam constar essas informações sobre benefícios, fotos do ambiente de trabalho e o jeitão da empresa com seus clientes, com o meio ambiente, inovação e outros fatores importantes. Agora sim! Com essa lista em mãos você pode preencher ou elaborar seu currículo. Você já terá muito mais claro qual seu objetivo profissional, que deve ser o cargo que você procura e sabe que dá conta do recado, vai fazer bonito na hora de descrever sua própria trajetória profissional. Dê destaque nas suas experiências mais bem sucedidas, seus grandes desafios, não importa se é grande para outras pessoas, é o seu melhor! E é isso que interessa.
Fonte: ADM

Nenhum comentário:

Seja você também seguidor do blog mais acessado de Presidente Médici-MA.