Blog totalmente gospel de Presidente Médici-MA

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Fabrica de Tiquira de Cajueiro/Urbano Santos-Ma é destaque na AGRITEC em São Bento -MA.

Ao Centro, Camilo Ferreira, Produtor de Tiquira em Cajueiro Ur. Santos
Foto/ Mauro de Alburquerque Técnico em Agropecuária
Regional da A Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão-(AGERP) de Itapecuru e Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), apoia e incentiva comercialização de tiquira de produtores do Pov. Cajueiro/ Urbano Santos-Ma na Agricultura Familiar e Agrotecnologia (Agritec) em São Bento -MA.
As Feiras integram um conjunto de ações para o desenvolvimento do setor rural em todo o estado. “Com o desenvolvimento de vocações e potenciais regionais dos produtores do Maranhão há uma mudança significativa para um autêntico ciclo de prosperidade no setor produtivo”, afirmou o governador Flávio Dino, no momento em que lançava mais este empreendimento em prol do maranhense.
Por meio da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), da Empresa Brasileira de Pesquisa
Agropecuária (Embrapa) e do Sebrae, a Feira foi realizadas em agosto, na cidade de São Bento.
A Agritec de São Bento aconteceu na Fazenda Escola da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) da cidade da Baixada Maranhense e teve 105 ações, entre programação técnica e de campo. Deste total, mais de 60 ações estavam sob responsabilidade do Sebrae.“Trouxemos para Baixada a expertise do Sebrae em implantação de feiras. Também deixamos um legado de conhecimento sobre manejo e comercialização de produtos rurais para a Baixada Maranhense e criando uma série de ações que ainda terá outras edições da Agritec em Açailândia, Caxias e Bacabal”, afirmou o diretor superintendente do Sebrae, João Martins.
Agritec ainda terá três edições em 2015
A Agritec é resultado de uma parceria entre o Governo Estadual, Sebrae e Embrapa – com o apoio de diversos parceiros - como forma de levar conhecimento e informações técnicas para os agricultores familiares maranhenses. Ainda estão programadas mais três edições da Agritec para este ano: uma em Açailândia de 8 a 10 de outubro; Caxias, de 11 a 14 de novembro; Bacabal de 10 a 12 de dezembro.
A 1ª Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia de São Bento (Agritec), mexeu com a economia local. Além dos agricultores familiares dos 21 municípios da Baixada terem comercializados seus produtos - como mel, farinha, diversos tipos de queijo e produtos do coco babaçu – comerciantes, fornecedores de serviços e a rede hoteleira ganharam com o evento, que é inédito na região.

Veja abaixo as fotos dos produtores e produção da Tiquira em Cajueiro Urbano Santos-MA.












Fotos/ Mauro de Alburquerque - Técnico em Agropecuária

Nenhum comentário:

Seja você também seguidor do blog mais acessado de Presidente Médici-MA.